Área de Concentração
Sistemas Socioecológicos em Paisagens Multifuncionais
O Programa de Pós-Graduação em Conservação e Sustentabilidade (PPGCS) é composto por uma única área de concentração denominada Sistemas Socioecológicos em Paisagens Multifuncionais, que congrega estudos baseados em abordagens multi-, trans- e interdisciplinares que buscam compreender os sistemas socioecológicos de maneira espacialmente explícita, esmiuçando sua influência na dinâmica e na multifuncionalidade das paisagens. Inserida no campo das Ciências Ambientais, com foco especial nos estudos e na construção de conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação, tem como objetivo formar egressos habilitados a contribuir para as soluções dos grandes desafios socioambientais atuais que a humanidade vem vivenciando, como por exemplo, a resiliência e a adequação às mudanças climáticas, e o desenvolvimento de estratégias que permitam alimentar uma crescente população humana, garantindo a conservação da biodiversidade ao mesmo tempo que a manutenção dos serviços ecossistêmicos.
Ressalta-se que a área de concentração Sistemas Socioecológicos em Paisagens Multifuncionais parte do princípio teórico-metodológico que entende a centralidade do conceito de sustentabilidade para o planejamento e o desenvolvimento socioeconômico de qualquer sociedade. Nesse âmbito, destacam-se os serviços proporcionados pelos sistemas naturais. Todavia, é preciso reconhecer a influência dos processos sociais sobre esses sistemas, fato que torna a desvinculação de sociedade e natureza cada vez mais contraditória e irracional. Partindo desse entendimento, a sustentabilidade deve ser percebida de forma multidimensional, condicionando as estratégias de pesquisa das duas linhas do Programa (“Biologia da Conservação” e “Ruralidades e Agroecologia”), que se relacionam e se complementam, porém com enfoques teórico-metodológicos próprios.
Deste modo, a Área de Concentração Sistemas Socioecológicos em Paisagens Multifuncionais propõe-se a desenvolver pesquisas comprometidas com os desafios das sociedades modernas, criando caminhos que permitam a contínua melhoria das condições de vida dos diferentes grupos sociais, bem como da gestão de instituições que atuam diretamente com o meio ambiente. Para conduzir pesquisas interdisciplinares, que transitem das ciências da natureza às ciências sociais e aplicadas, o programa agrega docentes com perfil para esse trabalho.
Objetiva-se que a Área de Concentração Sistemas Socioecológicos em Paisagens Multifuncionais tenha incidência sobre assuntos considerados centrais para as sociedades atuais, desenvolvendo estratégias e soluções de problemas baseadas na natureza (Nature Based Solutions). Transpassando desde problemas ocorrentes na escala planetária, como por exemplo, as mudanças climáticas e os sistemas alimentares globais, avaliando seus impactos e efeitos nas paisagens brasileiras, com especial foco na conservação dos recursos naturais, minimização de impactos ambientais, políticas públicas e ações da sociedade civil para se aliar conservação e desenvolvimento, a importância do etnoconhecimento, o incremento da multifuncionalidade da paisagens, garantindo assim além da produção agropecuária o provimento de outros serviços ecossistêmicos. Assim, espera-se que as pesquisas realizadas dentro do escopo desta área contribuam com avanços teóricos e inovações metodológicas a partir de uma visão integrada, ao passo que seus objetivos estejam atentos às demandas do desenvolvimento sustentável em diferentes territórios.